Utentes STCP com Internet e TV Digital grátis
Até maio de 2012 os utentes da linha 207 da STCP vão poder aceder gratuitamente à Internet de banda larga e televisão digital. O projeto experimental, acolhido pela STCP S.A., nasceu de um consórcio entre a Xarevision, o INESC TEC e a Universidade do Porto. O arranque da iniciativa vai ser marcado por uma apresentação pública, no próximo dia 22 de dezembro, pelas 15h00, no INESC TEC*, que inclui uma visita guiada a um autocarro da STCP para dar a conhecer a tecnologia inovadora por detrás deste novo serviço oferecido experimentalmente aos utentes da STCP.
No próximo dia 22 de dezembro arranca um piloto experimental de Internet e televisão georreferenciada a bordo em 11 autocarros da linha 207 da STCP. O projeto experimental, designado SITMe, tem como base um equipamento desenvolvido por um consórcio entre a Xarevision, o INESC TEC e a Universidade do Porto e, ao longo dos próximos seis meses, levará experimentalmente Internet de banda larga e televisão digital a milhares de utilizadores da linha 207 da STCP SA., empresa de transportes do Porto que aceitou acolher este piloto .
O projeto, cofinanciado pelo (Quadro de Referência Estratégico Nacional) QREN no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (PO Norte) através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), tem como objetivo último a criação de um produto e modelo de negócio inovadores, com capacidade exportadora, orientados ao mercado dos transportes metropolitanos. A par com a melhoria da qualidade do serviço prestado aos passageiros, o projeto introduz uma série de inovações tecnológicas tanto ao nível das comunicações como do sistema de entretenimento embarcado.
Neste consórcio, o INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desenvolveram um equipamento de comunicações para transportes públicos capaz de usar e comutar de forma inteligente e cognitiva entre várias tecnologias de redes sem fios, tais como 3G, Wi-Fi ou WiMax, garantindo continuidade do serviço e largura de banda máxima ao longo do percurso. Este sistema de comunicações tem ainda o potencial de vir a ser usado pelos operadores de transportes na implementação de serviços tais como videovigilância ou serviços de apoio ao condutor do veículo, contribuindo assim para a gestão mais segura e eficiente da rede de transportes públicos.
A arquitetura de comunicações desenvolvida encontra-se preparada para ser alargada a metros e táxis, permitindo que os passageiros usem o serviço de forma contínua durante uma viagem que inclua diferentes tipos de transporte, adequando-se portanto a cenários de intermodalidade.
A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) tem vindo a fazer estudos para aferir o potencial de mercado e de comercialização dos sistemas desenvolvidos, dos quais resultará um modelo de negócio que viabilize e assegure a boa receção pelo mercado.
Finalmente, a Xarevison, líder do consórcio, desenvolveu neste projeto um sistema de gestão dinâmica e autónoma de conteúdos de informação, entretenimento e publicitários, geo‑referenciados, que contribuem para a redução percetual do tempo de viagem, aportando ainda valor acrescentado ao passageiro pela apresentação de informação atualizada em tempo real das últimas notícias locais e do mundo.
Até ao momento, ao projeto associaram-se ainda a Porto Digital e a ONI Communications que suportarão o grosso das comunicações, e o Porto Canal e Semanário Grande Porto, parceiros media que fornecerão os conteúdos noticiosos ao longo do dia.
SITMe, 2011-12-22