Investigador português foi o vencedor do Prémio Carreira IEEE

08-09-2011 11:55

Investigador português com trabalhos pioneiros no domínio da Neuroengenharia Computacional é o vencedor do Prémio Carreira 2011 do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrónicos (IEEE), nos EUA.

José Carlos Príncipe, investigador no domínio da Neuroengenharia Computacional é o primeiro português a ser reconhecido com o IEEE Neural Network Pioneer Award, um prémio de carreira atribuído pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrónicos (IEEE), a maior organização profissional do mundo, sediada nos EUA.

O Prémio do IEEE visa distinguir investigadores que tenham realizado um trabalho pioneiro nos últimos 15 anos de carreira, sendo que para o investigador português esta é «uma grande honra, já que os mais importantes fundadores da Inteligência Computacional nos últimos 20 anos estão entre os anteriores candidatos».

José Carlos Príncipe nasceu no Porto em 1950 onde se licenciou em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Em 1973 partiu para os EUA para terminar o mestrado na Universidade da Flórida, mas voltou para Portugal em 1975 onde ajudou a fundar o Departamento de Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações da Universidade de Aveiro.

Passados quatro anos completou o doutoramento na Universidade da Florida, onde se instalou e tem desenvolvido a sua carreira de investigação no Departamento de Engenharia Elétrica da mesma Universidade. Apesar da distância, José Carlos Príncipe têm mantido contacto e estreita colaboração com o INESC Porto e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

O especialista português, titular de 18 licenças de patentes, é um pioneiro mundial na área da Neuroengenharia Computacional com importantes contributos no desenvolvimento de algoritmos que permitem descodificar e melhor compreender o cérebro humano.

A investigação de José Carlos Príncipe já permitiu fazer importantes avanços em áreas como a prevenção de crises de epilepsia e até na melhoria da qualidade de vida de indivíduos tetraplégicos.

O investigador português ao avançar na compreensão sobre o funcionamento de zonas do cérebro que controlam certas partes do corpo, conseguiu já, com base em algoritmos e robots, contribuir para o desenvolvimento de aplicações que permitem que os indivíduos tetraplégicos consigam movimentar os membros superiores.

O IEEE Neural Network Pioneer Award vai ser entregue a José Carlos Príncipe a 03 de Agosto de 2011, na gala da International Joint Conference on Neural Networks, em São José, na Califórnia.

 

TV Ciência, 1 de Agosto de 2011